AstraZeneca

Reino Unido registrou 79 casos de trombos e 19 mortes após vacinação

A recomendação ainda é limitar o uso da vacina AstraZeneca para maiores de 30 anos, quando possível

Correio Braziliense
postado em 07/04/2021 12:55
 (crédito: Johan Nilsson/AFP)
(crédito: Johan Nilsson/AFP)

Um total de 79 pessoas que receberam a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford no Reino Unido desenvolveram coágulos sanguíneos, dos quais 19 morreram, anunciou nesta quarta-feira (7/4) o regulador britânico de medicamentos.

Os casos registrados até o final de março correspondem a 51 mulheres e 28 homens com entre 18 e 79 anos, informou June Raine, diretora da agência britânica MHRA, insistindo que os benefícios da vacina continuam superando os riscos para "a grande maioria" da população.

Já o comitê científico que supervisiona a campanha de vacinação anticovid no Reino Unido recomendou nesta quarta limitar o uso da vacina AstraZeneca para maiores de 30 anos, quando possível.

"Adultos com entre 18 e 29 anos, que não têm uma comorbidade que os coloque em maior risco de uma forma grave da covid-19, devem receber outra vacina em vez da AstraZeneca, quando tal alternativa estiver disponível", disse o Prof. Wei Shen Lim, do JCVI, observando que o comitê não estava recomendando a interrupção da vacinação em qualquer faixa etária.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação