Meio Ambiente

Cerca de 60 golfinhos são encontrados mortos nas praias de Gana

Varias especies de peixes também foram encontrados mortos, sem lesões nem ferimentos

Agência France-Presse
postado em 05/04/2021 10:49 / atualizado em 05/04/2021 10:50

Cerca de 60 golfinhos e várias espécies de peixes foram encontrados mortos no fim de semana, encalhados em três praias em Gana, de causa ainda indeterminada - informaram autoridades e fontes locais nesta segunda-feira (5/4).

"Ao chegar à praia, a equipe observou um grande número de pequenos peixes pelágicos (sardinha, anchova, etc.) e espécies demersais (dourado, robalo, pescada, entre outros) encalhados na praia", relatou o diretor-geral da Comissão Nacional de Pesca, Michael Arthur-Dadzie, em comunicado.

"Pelas primeiras observações, os peixes não apresentavam lesões nem ferimentos", afirma o comunicado, acrescentando que várias amostras foram enviadas a um laboratório para tentar esclarecer as causas do fenômeno.

"Contamos 60 golfinhos mortos e também peixes pequenos. É estranho, e não dá para dizer o que aconteceu de fato, provavelmente em alto-mar, para que espécies como essas encalhassem aqui", comentou Samuel Obeng, um pescador local, em conversa com repórteres.

Gana está localizada ao longo do Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, e tem 550 quilômetros de costa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação