Descoberta

Novos restos de edifícios cristãos do século V são encontrados no Egito

A descoberta indica uma vida monástica na região no século V. Segundo o chefe da missão, em 2020 foram encontrados "19 edifícios e uma igreja esculpida em pedra"

Agência France-Presse
postado em 13/03/2021 13:58 / atualizado em 13/03/2021 13:58
Uma fotografia divulgada pelo Ministério de Turismo e Antiguidades egípcio em 13 de março de 2021 mostra uma visão de uma antiga estrutura cristã esculpida na rocha que remonta ao século 5 DC, descoberta no local Tal Ganoub Qasr Al-Ajouz, no oeste Desert Bahariya Oasis. -  (crédito: Ministério Egípcio de Antiguidades / AFP)
Uma fotografia divulgada pelo Ministério de Turismo e Antiguidades egípcio em 13 de março de 2021 mostra uma visão de uma antiga estrutura cristã esculpida na rocha que remonta ao século 5 DC, descoberta no local Tal Ganoub Qasr Al-Ajouz, no oeste Desert Bahariya Oasis. - (crédito: Ministério Egípcio de Antiguidades / AFP)

Uma missão arqueológica franco-norueguesa descobriu novos restos de edifícios cristãos da Antiguidade tardia no deserto ocidental do Egito, o que indica uma vida monástica na região no século V, anunciou neste sábado (13/3) o ministério das Antiguidades egípcio.

"A missão franco-norueguesa descobriu em sua terceira campanha de escavação em Tell Ganoub Kasr Al Aguz, no oásis de Al-Bahariya, vários edifícios construídos em basalto, esculpidos em pedra e ladrilho", diz um comunicado do ministério.

Correspondem a "seis setores que abrigam os restos de três igrejas, células de monges" cujas "paredes exibem grafite e símbolos com conotações coptas", disse o chefe de antiguidades islâmicas, coptas e judaicas, Osama Talaat, citado no documento.

Também citado pelo ministério, o chefe da missão, Victor Ghica, acrescentou que em 2020 foram encontrados "19 edifícios e uma igreja esculpida em pedra".

A igreja tinha inscrições "religiosas" e bíblicas "em grego" nas suas paredes que indicavam "o carácter monástico da vida na região" e a "presença de monges já no século V" da nossa era, acrescentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação