Coronavírus

Noruega autoriza vacina AstraZeneca para pessoas com mais de 65 anos

A Noruega também pretende aumentar os intervalos entre as doses das vacinas Pfizer/BioNtech e Moderna para acelerar as novas vacinações

Correio Braziliense
postado em 09/03/2021 09:43
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Noruega autorizou nesta terça-feira (9) a aplicação da vacina AstraZeneca em maiores de 65 anos, após novas informações que confirmam sua eficácia e que devem acelerar a imunização de adultos contra a covid-19.

Como outros países europeus, a Noruega restringiu a injeção do laboratório anglo-sueco em menores de 65 anos, devido à insuficiência de documentos sobre seus efeitos em idosos.

No entanto, depois da França, Alemanha e Itália, o Instituto Norueguês de Saúde Pública recomendou ampliar seu acesso a todas as pessoas com mais 18 anos, com base em estudos britânicos que mostram sua eficácia entre pessoas mais velhas.

A Noruega também pretende aumentar os intervalos entre as doses das vacinas Pfizer/BioNtech e Moderna para acelerar as novas vacinações. “Esperamos que todos os adultos tenham recebido a vacina antes ou durante o verão”, declarou a chefe do governo, Erna Solberg, perante o parlamento.

A Noruega procura conter o recente ressurgimento da epidemia, embora a taxa de incidência seja uma das mais baixas da Europa. “Ainda temos uma curva acentuada pela frente, mas se conseguirmos superá-la, a meta de voltar a uma vida mais normal estará ao nosso alcance”, destacou.

Mais de 391 mil pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina até domingo na Noruega, de 5,4 milhões de habitantes, e cerca de 210 mil já haviam tomado duas. Na segunda-feira, o país contabilizava 632 mortes por covid desde o início da epidemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação