A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, considerou uma "boa notícia" a anulação de todas as condenações por corrupção do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pronunciada na segunda-feira por um juiz do Supremo Tribunal.
Em uma mensagem no Twitter, a prefeita socialista afirmou: "Que boa notícia! Ontem se fez justiça". Ela recordou que há um ano Lula recebeu o título de cidadão honorário de Paris.
Tellement heureuse ! Justice est faite pour @LulaOficial https://t.co/YuBCUe2PHz
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) March 8, 2021
Fachin decidiu que o ex-presidente, de 75 anos, deve ser julgado novamente pela justiça federal em Brasília. O ministro atendeu, assim, a uma das várias objeções da defesa de Lula, que alegava que os casos não se limitavam ao esquema de corrupção em torno da Petrobras, e portanto, não competiam à esfera judicial da 13º Vara Federal de Curitiba, a cargo da 'Lava Jato'.
A decisão abre o caminho para que Lula disputa as eleições presidenciais de 2022.
Lula tem duas condenações por casos vinculados à 'Lava Jato', proferidas pela 13º Vara Federal de Curitiba, encarregada das investigações da operação anticorrupção, que descobriu um esquema de pagamento de propinas de grandes empreiteiras a políticos para obter contratos com a Petrobras.
Lula sempre negou as acusações e se considera alvo de uma operação política, orquestrada por Sergio Moro, o juiz que liderou a 'Lava Jato', e que em 2019 assumiu o Ministério da Justiça e da Segurança Pública do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.