Covid-19

Johnson&Johnson solicita aprovação de vacina à agência europeia

Segundo informações divulgadas nesta terça, a agência sanitária tem até março para decidir

Haia, Holanda - A farmacêutica americana Johnson&Johnson solicitou a autorizaçãopara sua vacina contra o coronavírus na União Europeia, informou nesta terça-feira (16) a agência sanitária europeia (EMA), que pode tomar uma decisão até meados de março.

"A EMA recebeu um pedido para a autorização provisória de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida por Janssen-Cilag International N.V", a filial holandesa da Johnson&Johnson, informou o comunicado.

O regulador "pode notificar uma opinião em meados de março de 2021, se os dados da empresa sobre a eficácia, segurança e qualidade da vacina forem suficientemente abrangentes e robustos".

A EMA está sob forte pressão dos Estados europeus devido aos grandes atrasos na entrega das vacinas já autorizadas, AstraZeneca, Pfizer/BioNTech e Moderna.

A Comissão Europeia reagiu rapidamente ao anúncio da J&J e sua chefe, Ursula von der Leyen, garantiu que Bruxelas "está pronta para garantir a autorização assim que a EMA emitir um parecer científico positivo".

A vacina da J&J já estava sendo monitorada pela EMA, pois seus testes clínicos são realizados desde 1º de dezembro.