FENÔMENO

Vulcão ativo mais alto do mundo, o Etna na Itália, entra em erupção; veja

Imagens da erupção no final da tarde mostraram uma coluna impressionante de cinzas rosa no topo do cume coberto de neve do vulcão

Agência France-Presse
postado em 16/02/2021 18:20 / atualizado em 16/02/2021 18:20
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

O vulcão siciliano Etna, muito próximo à cidade portuária de Catânia (costa leste da Itália), voltou a experimentar uma nova erupção espetacular nesta terça-feira (16/2), embora sem perigo, causando uma chuva de pequenas pedras vulcânicas e cinzas na cidade, cujo aeroporto permaneceu fechado.

O colapso de uma parte da cratera na encosta sudeste do famoso vulcão causou um transbordamento e um deslizamento de lava ao longo do flanco oeste, o que, no entanto, não colocou em risco as aldeias habitadas próximas ao vulcão, disse um funcionário do Instituto Geofísica e Vulcanologia (INGV) do país para a agência Agi.

“Vimos situações piores”, comentou Stefano Branca, director do INGV de Catânia, considerando que este fenômeno que começou no final da tarde “não foi nada preocupante”.

Os bombeiros afirmaram em um tweet no início da tarde desta terça-feira (16/2) que, no entanto, ainda acompanhavam a evolução da situação em três pequenas cidades no sopé do vulcão: Linguaglossa, Fornazzo e Milo.

Imagens da erupção no final da tarde mostraram uma coluna impressionante de cinzas rosa no topo do cume coberto de neve do vulcão.

Ao anoitecer, a nuvem já havia se dissipado em grande parte, mas o Etna continuou a despejar vários fluxos de lava incandescente.

O Etna, com uma área de cerca de 1.250 km2, é o vulcão ativo mais alto (3.324 m) da Europa, com erupções frequentes há cerca de 500.000 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação