ESTADOS UNIDOS

Juiz determina que 'Chifrudo do Capitólio' receba dieta orgânica na prisão

Juiz norte-americano Royce Lamberth entendeu que este é um direito do preso devido as crenças religiosas

Correio Braziliense
postado em 03/02/2021 22:11 / atualizado em 03/02/2021 22:17
 (crédito: Saul LOEB / AFP)
(crédito: Saul LOEB / AFP)

Um juiz determinou, nesta quarta-feira (3/2), que o “viking” que invadiu o Capitólio norte-americano receba alimentos orgânicos durante o período em que ficará preso em Washington, D.C. O advogado de defesa de Jacob Chansley, mais conhecido entre os extremistas como Jake Angeli, disse que, na prisão, ele está sem comer nada há nove dias por motivos religiosos.

Jacob foi preso em janeiro, por causa da ocupação, e encaminhado para a penitenciária de Phoenix, onde também havia ficado dias sem se alimentar. Mesmo assim, ao ser transferido para Washington na semana passada, o pedido para uma dieta rígida teria sido recusado. Porém, o juiz Royce Lamberth concordou que é um direito de Jacob por motivos religiosos. 

Anteriormente, um procurador do Departamento de Correções argumentou que a equipe jurídica não encontrou uma indicação clara de que apenas alimentos orgânicos façam parte do xamanismo – prática defendida por Jacob. Além disso, justificou que fornecer estes alimentos seria um pesadelo logístico na prisão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação