O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama prestigiou o amigo e ex-vice-presidente de chapa, Joe Biden, por tomar posse, nesta quarta-feira (20/1), como o 46º presidente norte-americano.
As felicitações vieram por meio do Twitter do ex-dirigente, em que ele compartilhou uma foto abraçado a Biden, ainda na Casa Branca. “Parabéns ao meu amigo, presidente Joe Biden! Esta é a sua hora", declarou ele.
Mas a celebração não acaba por aí. Obama também estará presente na cerimônia que ocorrerá no Capitólio – Congresso Nacional dos EUA. A posse do democrata Joe Biden, de 78 anos, está marcada para as 12h no horário local — 14h de Brasília.
Chegada de Biden ao Capitólio
Joe Biden chegou ao Congresso no começo da tarde desta quarta para ser empossado. Ele estava acompanhado da esposa, Jill Biden, da vice-presidente eleita, Kamala Harris, e do futuro "segundo-cavalheiro" dos EUA, Doug Emhoff.
Ex-presidentes — tanto democratas, quanto republicanos — também chegaram para a cerimônia, como George W. Bush. Quem também marca presença é o vice-presidente republicano, Mike Pence.
O antecessor, Donald Trump, contudo, numa quebra de protocolo, não participará da posse do democrata. Ao se despedir da Casa Branca, disse se sentir “honrado” por ocupar o cargo. Ele fez um discurso moderado antes de embarcar com a família de Maryland, em direção à Flórida, e deixou uma carta para Biden no Salão Oval.