EUA

Ausente em posse de Biden, Trump se despede da Casa Branca se dizendo 'honrado'

Presidente republicano fez um discurso moderado antes de embarcar com a família para a Flórida

Donald Trump se despediu da Casa Branca e da presidência dos Estados Unidos, na manhã desta desta quarta-feira (20/1), sem participar da posse do sucessor, Joe Biden, e dizendo que se sentia “honrado” por ocupar o cargo. Ele fez um discurso moderado antes de embarcar com a família de Maryland, em direção à  Flórida.

Antes de deixar a Casa Branca e embarcar no helicóptero presidencial junto com a esposa, Melania Trump, o presidente republicano disse aos repórteres que "foi a maior honra da minha vida governar o país. Eu amo o povo americano". Em seguida, o casal seguiu em direção à Base Aérea Andrews.

Lá, Trump fez um breve discurso e prometeu voltar. "Foram quatro anos incríveis", disse. "Voltaremos de alguma forma", prosseguiu. Na fala, ele não se dirigiu a Biden pelo nome, mas disse que deseja ao novo governo "boa sorte e muito sucesso".

O republicano quebra uma tradição ao não participar da cerimônia de posse do sucessor à presidência dos Estados Unidos. Mas, de acordo com o porta-voz da Casa Branca, ao menos uma tradição ele manteve: deixou uma carta para Biden.

Trump se recusou a aceitar sua derrota por mais de dois meses e nunca parabenizou Biden por sua vitória nas eleições de novembro. Essa reação inflamou apoiadores do republicano que, em 6 de janeiro de 2021 — quando o Congresso estava reunido em uma sessão conjunta para certificar a vitória de Biden — invadiram o Capitólio para tentar impedir o processo.

Saiba Mais