Manifestação

Milhares de agricultores indianos protestam em Nova Delhi

Os agricultores lutam contra as reformas destinadas a liberalizar os mercados agrícolas

Correio Braziliense
postado em 26/01/2021 15:20
 (crédito: MANJUNATH KIRAN / AFP)
(crédito: MANJUNATH KIRAN / AFP)

Milhares de agricultores ao volante de seus tratores entraram em confronto nesta terça-feira (26) com a polícia indiana em Nova Delhi, a poucos quilômetros do desfile militar do Dia da República.

O governo havia autorizado a manifestação de dezenas de milhares de agricultores em seus tratores, desde que não interrompessem a parada militar.

No entanto, os agricultores com bandeiras indianas se concentraram nas três principais vias de acesso à capital indiana, onde as forças de segurança tentaram bloqueá-los com barreiras de contêineres e caminhões.

A polícia disparou gás lacrimogêneo em duas das três manifestações, mas os agricultores conseguiram forçar as barreiras com seus tratores e circularam a toda velocidade pelas principais avenidas da cidade.

Dezenas de milhares de agricultores acampam desde novembro nos principais acessos da cidade. Os agricultores lutam contra as reformas destinadas a liberalizar os mercados agrícolas. Também houve confrontos entre centenas de pessoas reunidas em frente à sede da polícia em Nova Délhi.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, cumprimentou seus compatriotas com uma mensagem no Twitter sem mencionar os agricultores. "Desejo a todos os povos da Índia um feliz Dia da República", escreveu Modi.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação