O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que seus apoiadores que invadiram o Congresso americano nesta quarta-feira (6/1) não usem de violência. O republicano, contudo, não condenou a invasão.
"Estou pedindo a todos no Capitólio que permaneçam pacificamente. Sem violência. Lembrem-se, nós somos o partido da lei e da ordem — respeite a lei e nossos grandes homens e mulheres de azul. Obrigado", escreveu o presidente no Twitter.
I am asking for everyone at the U.S. Capitol to remain peaceful. No violence! Remember, WE are the Party of Law & Order – respect the Law and our great men and women in Blue. Thank you!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
Os homens e mulheres de azul a quem Trump se refere são a polícia do Congresso. "Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país", afirmou o presidente, dirigindo-se aos apoiadores.
Please support our Capitol Police and Law Enforcement. They are truly on the side of our Country. Stay peaceful!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
Os manifestantes invadiram a casa legislativa durante uma sessão do Congresso que ratificaria o resultado das eleições nos estados. A disputa presidencial de novembro deu a vitória ao democrata Joe Biden, mas Trump se nega a aceitar o resultado das urnas e insiste em movimentos que a imprensa americana tem qualificado de golpe.
O presidente chegou a pedir que seu vice, Mike Pence — que preside a sessão —, interviesse no processo. Diante da recusa, Trump atacou Pence, dizendo que ele "não teve a coragem de fazer o que precisava ser feito".
Por conta da invasão, a sessão preciso ser suspensa por volta das 14 horas, no horário local – 16h em Brasília – enquanto os senadores e deputados discutiam a contagem dos votos no estado do Arizona.
Saiba Mais
- Mundo Democratas vencem 1ª disputa na Geórgia e se aproximam do controle do Senado
- Mundo Eleições nos EUA: Trump tenta última manobra, mas Biden deve ser confirmado hoje presidente no Congresso
- Mundo Congressista diz que 'gás lacrimogêneo' foi usado no Capitólio
- Mundo Polícia saca armas no Congresso dos EUA para proteger legisladores
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.