O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou seu vice, Mike Pence, após ele se negar, nesta quarta-feira (6/1), a tentar reverter o resultado das eleições que deram vitória ao democrata Joe Biden.
"Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ser feito para proteger nosso país e nossa Constituição, dando aos estados a chance de certificar um conjunto de fatos corrigidos, não os fraudulentos ou imprecisos que eles tiveram que certificar previamente. Os Estados Unidos exigem a verdade", escreveu Trump no Twitter.
Mike Pence didn’t have the courage to do what should have been done to protect our Country and our Constitution, giving States a chance to certify a corrected set of facts, not the fraudulent or inaccurate ones which they were asked to previously certify. USA demands the truth!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
O vice-presidente é o responsável por presidir a sessão do Congresso que ratificará o resultado das eleições nos estados. Derratado nas urnas, o presidente queria que Pence interferisse no processo, no que vem sendo chamado pela imprensa norte-americana de golpe.
Pence, contudo, divulgou comunicado em que afirma que respeitará a Constituição e a decisão do Congresso. Apesar disso, o vice disse também acreditar nas teorias suscitadas por Trump de fraude no processo eleitoral.
Invasão
Manifestantes favoráveis a Trump invadiram o Congresso na tarde desta quarta-feira (6/1). A sessão foi interrompida por volta das 14h local (16h em Brasília) enquanto os senadores e deputados discutiam a contagem dos votos no estado do Arizona, que deve confirmar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro. Pence, que comandava a sessão, precisou ser retirado do local pelo serviço secreto e levado para local seguro.
Saiba Mais
- Mundo Escócia proíbe Trump de visitar o país para jogar golfe durante confinamento
- Mundo Democratas vencem 1ª disputa na Geórgia e se aproximam do controle do Senado
- Mundo Eleições nos EUA: Trump tenta última manobra, mas Biden deve ser confirmado hoje presidente no Congresso
- Mundo Washington tem tarde de caos com protestos de apoiadores de Trump
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.