Países da Europa impuseram restrições e suspenderam voos provenientes do Reino Unido por conta de uma nova cepa do coronavírus, que seria até 70% mais transmissível. A medida ocorre um dia depois de o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson anunciar que endureceria o lockdown temendo a mutação do vírus.
A Holanda, foi o primeiro país a suspender os voos. A Bélgica suspenderá as chegadas de aviões e trens procedentes do Reino Unido a partir da meia-noite deste domingo (20h de Brasília).
El Salvador também proibiu no domingo a entrada de cidadãos que estiveram no Reino Unido ou na África do Sul, país onde também foi detectada uma nova variante do novo coronavírus, informou a AFP. Com 20.742 km2 e 6,6 milhões de habitantes, El Salvador está enfrentando uma recuperação na cobertura de 19 casos desde 19 de novembro. No sábado, o país registrou 282 casos positivos.
A França suspenderá a partir da meia-noite e por 48 horas todos os deslocamentos de pessoas procedentes do Reino Unido, "inclusive as relacionadas ao transporte de mercadorias, por estrada, via aérea, marítima ou ferroviária", informou o governo.
Já a Itália anunciou que adotará a restrição e que estava fazendo a notificação ao governo britânico. A Alemanha estuda 'seriamente' a suspensão dos voos. Outros países ainda estudam as ações a serem tomadas.