Estados Unidos

Vulcão Kilauea, popular atração turística no Havaí, entra em erupção

Kilauea é o vulcão mais jovem e ativo da ilha do Havaí, com uma caldeira no topo sempre ativa que freqüentemente hospeda erupções semelhantes a um lago de lava

Agência France-Presse
postado em 21/12/2020 09:02 / atualizado em 21/12/2020 09:02
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção na noite de domingo (20/12) - anunciaram as autoridades locais, alertando sobre uma possível "emissão significativa" de cinzas vulcânicas.

"Começou uma erupção dentro da caldeira do cume do Kilauea", pouco depois das 21h30 (4h30 em Brasília), disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que informou sobre um terremoto de magnitude 4,4 perto do vulcão, pouco depois da erupção.

"A situação está evoluindo rapidamente, e o Observatório de Vulcões do Havaí (HVO) emitirá um novo comunicado, quando mais informações estiverem disponíveis", acrescentou.

Imagens divulgadas pelo Parque Nacional dos Vulcões do Havaí mostraram ondas de fumaça vermelha, subindo para o céu noturno.

O USGS advertiu sobre uma "emissão significativa de cinzas vulcânicas na atmosfera" e emitiu um código de aviação vermelho para que os pilotos evitem a área ao redor de Kilauea.

O Serviço Meteorológico Nacional disse que os ventos podem empurrar as cinzas para as comunidades do sudoeste da Ilha Grande, motivo pelo qual aqueles com problemas respiratórios devem tomar "precauções extras".

Kilauea, uma popular atração turística localizada na Ilha Grande, é um dos vulcões mais ativos do mundo e está regularmente em erupção desde os anos 1950.

Em 2014, a Ilha Grande declarou estado de emergência, depois que lava incandescente do Kilauea incendiou uma casa e ameaçou toda cidade de Pahoa em seu extremo leste.

A Ilha Grande, ou Havaí, é a maior das oito ilhas principais que formam este estado americano no Pacífico, um arquipélago que inclui centenas de pequenas ilhas vulcânicas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação