A tradicional árvore de Natal da Praça de São Pedro, um pinheiro vermelho e um presépio gigante de cerâmica, foram inaugurados e iluminados nesta sexta-feira (11) como uma mensagem de "esperança" em meio à pandemia, disse o papa Francisco.
"Hoje mais do que nunca" a árvore e o presépio "são um sinal de esperança", declarou o pontífice, ao receber no Vaticano as delegações que doaram as decorações natalinas.
O papa elogiou "o majestoso pinheiro vermelho", originário das florestas de Koevje, na Eslovênia, assim como o "monumental presépio de cerâmica" feito por artesãos na Itália.
"Também neste Natal, em meio ao sofrimento da pandemia, Jesus, pequeno e indefeso, é o 'sinal' que Deus dá ao mundo", afirmou.
Estes símbolos "ajudam a criar um clima natalino favorável para viver com fé o mistério do nascimento do redentor", acrescentou.
O pontífice, que teve que adiantar a missa de Natal de 24 de dezembro em duas horas por causa do toque de recolher em vigor na Itália devido ao coronavírus, lembrou que este feriado "nos lembra que Jesus é nossa paz, nossa alegria, nossa força, nosso consolo".
Ainda que para isso "precisamos nos sentir pequenos, pobres e humildes como os personagens do presépio", disse ele.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.