A União Europeia (UE) alcançou um acordo nesta sexta-feira, após uma noite de negociações, para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em "pelo menos 55%" até 2030 em comparação com os níveis de 1990, contra o objetivo anterior de 40%.
"A Europa é líder na luta contra a mudança climática", afirmou no Twitter Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, a instituição que representa os governos dos Estados membros da UE.
Os chefes de Estado e de Governo aprovaram "uma proposta ambiciosa para uma nova meta climático", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também no Twitter.
Great way to celebrate the first anniversary of our #EUGreenDeal!
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 11, 2020
#EUCO has endorsed our ambitious proposal for a new EU climate target.
Europe will reduce emissions by at least 55% by 2030.
It puts us on a clear path towards climate neutrality in 2050.
O acordo foi bloqueado durante horas pela Polônia, que desejava garantias sobre a ajuda financeira que receberá em troca de tornar sua economia mais ecológica.
O debate relegou na agenda as negociações sobre o Brexit e a divisão ofuscou em parte o anúncio anterior de que os líderes do bloco chegaram a um acordo para o orçamento a longo prazo da UE.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.