A sonda chinesa Chang'e 5 abandonou a superfície da Lua, nesta quinta-feira (3/12), rumo à Terra - conforme imagens divulgadas pela televisão estatal CCTV.
O objetivo da operação é retornar com amostras do solo lunar. Se for bem-sucedida, será a primeira vez em mais de 40 anos.
O módulo, que se pousou na Lua na terça-feira (1°), decolou na quinta-feira às 23h10, horário de Pequim (12h10, em Brasília), acrescentou a CCTV.
Se não houver imprevistos, a China se tornará o terceiro país a conseguir trazer para a Terra amostras de solo e rochas lunares, depois dos Estados Unidos e a União Soviética.
A URSS foi a última a concluir o feito, com a missão robótica Lua 24, em 1976.
Esta missão é a nova etapa do programa espacial chinês. No início de 2019, conseguiu, pela primeira vez na história, realizar a alunissagem de um aparelho na face oculta do satélite.
Saiba Mais
- Mundo China lançará sonda para coletar amostras de rochas da Lua
- Ciência e Saúde China lança sonda para coletar amostras da Lua
- Mundo Entenda as principais etapas da conquista espacial chinesa, uma "Longa Marcha"
- Mundo Sonda chinesa pousa na Lua, anuncia agência estatal de notícias Xinhua
- Mundo Sonda chinesa Chang'e-5 coleta amostras da Lua após pousar
- Mundo Sonda chinesa Chang'e 5 completa coleta de amostras da Lua
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.