Um tuíte com fotos de uma assustadora aterrissagem de avião, em que o piloto do avião aparece pendurado para fora da cabine, chamou a atenção no Twitter alguns dias atrás (veja abaixo), deixando muitos internautas em dúvida sobre a veracidade dos fatos.
Bem, o episódio realmente ocorreu, em 1990, na Inglaterra. Mas, como mostrou o site IFL Science, as fotos que aparecem na postagem feita por David Farrier foram retiradas de um programa de televisão que simulou as cenas, ao contar a incrível história do voo 5390 da British Airways (assista a um trecho abaixo).
Segundo o banco de dados da Security Flight Foundation, a aeronave com 81 passageiros e seis tripulantes saiu do Aeroporto Internacional de Birmingham às 7h20 de 10 de junho de 1990, um domingo.
Treze minutos depois, os comissários e passageiros ouviram um estrondo que parecia ser o de uma explosão na cabine dos pilotos. Um dos comissários correu para a cabine e, ao entrar, viu o piloto com parte do corpo para fora, enquanto o copiloto assumia o comando do avião.
O que se seguiu foram 25 minutos de puro pavor. Após contato com a torre de comando, o copiloto foi orientado para se dirigir ao aeroporto de Southampton, onde pousou com metade do corpo do piloto ainda para fora, sendo seguro pela cintura pelo comissário de bordo.
Incrivelmente, o piloto sobreviveu, sendo levado para o hospital com choque térmico, vários hematomas e fraturas no braço e no punho direito e no polegar esquerdo. Já o comissário sofreu alguns arranhões.
Uma investigação posterior mostrou que um dos vidros da cabine havia sido trocado antes do voo e os parafusos utilizados eram menores do que exigidos nas especificações da aeronave.
Assista abaixo o programa de onde as fotos que viralizaram no Twitter foram retiradas: