Hanói, Vietnã - Milhares de pessoas abandonaram as próprias casas no Vietnã, neste sábado (14/11), diante da chegada iminente do tufão Vamco às regiões centrais do país, já atingidas por várias tempestades nas últimas semanas.
Aeroportos foram fechados, e praias e pesca, proibidas, à espera do tufão que, com ventos de 100 km/h, deve tocar o solo no domingo, provavelmente perto da antiga capital imperial, Hué.
As evacuações ocorrem em quatro províncias centrais, de acordo com autoridades de gestão de catástrofes, mas podem afetar outras centenas de milhares, alertam os veículos da imprensa oficial.
O centro do Vietnã foi atingido por uma série de tempestades nas últimas seis semanas, causando enchentes e deslizamentos de terra, que deixaram pelo menos 159 mortos. Ainda há 70 pessoas desaparecidas, segundo autoridades.
O tufão Vamco passou pelas Filipinas esta semana, causando pelo menos 33 mortes, de acordo com a Defesa Civil. Mais de 340.000 pessoas foram afetadas nesse arquipélago pelas enchentes.
Todos os anos, os filipinos sofrem uma média de 20 tempestades tropicais e tufões.