CORRIDA PELA CASA BRANCA

Biden demonstra otimismo e diz estar 'no caminho para vencer a eleição'

Candidato democrata citou nominalmente estados considerados chave, com ênfase à Pensilvânia, e afirmou ser necessário esperar a contagem dos votos, que pode levar dias

O candidato democrata Joe Biden demonstrou otimismo em um breve discurso na madrugada desta quarta-feira (4/11), em Wilmington, no estado de Delaware. O ex-vice-presidente ressaltou a importância dos votos antecipados — cuja contagem pode levar alguns dias —, mas disse estar "no caminho para vencer a eleição".

"Estamos no caminho para vencer essa eleição. Sabíamos que, por conta do número sem precedentes de votos antecipados, teríamos que ter paciência até que cada cédula fosse contada", afirmou.

Biden citou nominalmente alguns estados considerados chave e que ainda estão com a votação indefinida. O candidato avaliou já ter vencido no Arizona — tradicional reduto republicano — e em Minnesota, e disse estar "lutando" na Geórgia. A ênfase ficou para a Pensilvânia, estado-natal do democrata e que rende ao vencedor 20 delegados no Colégio Eleitoral: "Depois que contarmos os votos, vamos vencer".

Por fim, o ex-vice-presidente afirmou que não cabe a ele ou a Donald Trump declarar quem é o vencedor da corrida pela Casa Branca — "A decisão é dos eleitores", pontuou —, e voltou a destacar que o resultado ainda pode levar alguns dias. "Mas eu estou otimista", arrematou.

Redes sociais

Pouco depois do discurso, Biden foi às redes sociais para replicar alguns frases que usou no palco. Em uma outra publicação, manteve o tom esperançoso e disse aos eleitores: "Mantenham a fé, rapazes. Nós vamos ganhar essa".


Saiba Mais