Reduto democrata, a Califórnia fechou suas urnas à 1h desta quarta-feira (4/11), no horário de Brasília. A divulgação dos primeiros resultados por lá deu a Joe Biden não apenas os 55 delegados do estado — a maior quantidade do país —, mas a dianteira na votação popular pela Presidência dos Estados Unidos.
Até a abertura das urnas californianas, Trump liderava em número de votos totais, diferentemente do que ocorreu em 2016, quando ele se elegeu presidente, mas perdeu no voto popular para Hillary Clinton, por uma margem de mais de 3 milhões de eleitores.
Conforme a mais recente parcial, divulgada pelo jornal The New York Times, Biden recebeu 57.331.893 votos (50%), ante 55.457.787 (48,3%) de Trump. Em número de delegados, a disputa está, também conforme o NY Times, em 209 para o democrata e 118 para o republicano.
Cabe lembrar que a votação popular não tem nenhuma influência no resultado final da eleição nos EUA, visto o caso do próprio Trump em 2016. Para chegar à Casa Branca, é necessário reunir 270 delegados no Colégio Eleitoral, em um sistema em que cada estado tem um número de delegados proporcional à população e o vencedor na região leva todos eles. Entenda o complexo sistema aqui.
Apesar da vantagem de Biden em delegados até o momento, o pleito ainda está completamente aberto, uma vez que alguns estados cruciais sequer chegaram a metade das urnas apuradas. É possível, inclusive, que o resultado nem seja conhecido nesta quarta.