Como era previsto em pesquisas, o republicano Donald Trump conquistou os 11 delegados no estado de Indiana. A apuração, que começou na região às 20h desta terça-feira (3/11), já analisou mais de 306 mil votos, destes, 66,5% foram para o atual presidente dos Estados Unidos, contra 31,3% do democrata Joe Biden.
Para ser o vencedor da corrida à Casa Branca o candidato deve conquistar pelo menos 270 votos dos 538 delegados de todo o país.
Nas últimas cinco eleições, os republicanos levaram a melhor em Indiana nos anos 2000, 2004, 2012 e 2016. Apenas em 2008 os cidadãos optaram pelo democrata Barack Obama, que acabou vencendo a eleição daquele ano.
Próximas urnas a serem apuradas
Às 21h – no horário de Brasília – está previsto o encerramento da votação nos estados de Kentucky, Georgia, Carolina do Sul, Vermont, Virgínia, além de parte de Flórida e New Hampshire.
Às 21h30, a previsão é que todas as urnas sejam fechadas nos estados de Ohio, Virgínia Ocidental e Carolina do Sul. A eleição também será encerrada em novos locais de Flórida e New Hampshire.
O estado da Flórida, entretanto, é uma das regiões mais assistidas nesta terça, já que é um dos “estados-pêndulos” considerados decisivos para a disputada. Especialistas avaliam, inclusive, que a vitória na Flórida é crucial para reeleição de Trump.
Última urna
Os norte-americanos poderão votar até as 3h – horário de Brasília – da madrugada desta quarta-feira (4/11), quando o último estado encerra a votação, o Alasca.
Mais de 100 milhões de americanos votaram de forma antecipada para a eleição presidencial, de acordo com a última contagem atualizada do US Elections Project, referência estatística no tema. O número recorde pode vir a atrasar a apuração deste ano.