Estão em jogo 11 delegados no Colégio Eleitoral de Indiana e oito em Kentucky. Esses foram os primeiros estados a terem as urnas fechadas na eleição presidencial dos Estados Unidos nesta terça-feira (3/11).
A previsão de encerramento nestes estados era às 20 h – horário de Brasília –, mas por ainda haver eleitores nas filas, parte do estado deve fechar as votações às 21h. Contudo, algumas urnas já passam por apuração.
Além destes, os estados de Georgia, Carolina do Sul, Vermont, Virgínia, além de parte de Flórida e New Hampshire, devem encerrar as votações às 21h.
Donald Trump é favorito
Nos estados de Indiana e Kentucky, o atual presidente e candidato Donald Trump é favorito e, segundo as projeções, não deve haver surpresas. Se as pesquisas se confirmarem, o republicano leva para o páreo 19 delegados do Colégio Eleitoral. O vencedor da corrida à Casa Branca deve conquistar pelo menos 270 votos dos 538 representantes populares.
Nas últimas cinco eleições, os republicanos levaram a melhor em Indiana nos anos 2000, 2004, 2012 e 2016. Apenas em 2008 os cidadãos optaram pelo democrata Barack Obama, que acabou vencendo a eleição daquele ano.
Já em Kentucky, o Partido Republicanos é unanimidade nas últimas cinco disputadas.
Última urna
Os norte-americanos poderão votar até as 3h – horário de Brasília – da madrugada desta quarta-feira (4/11), quando o último estado encerra a votação, o Alasca.
Mais de 100 milhões de americanos votaram de forma antecipada para a eleição presidencial, de acordo com a última contagem atualizada do US Elections Project, referência estatística no tema. O número recorde pode vir a atrasar a apuração deste ano.