Conflito

Armênia anuncia mais de 2.300 soldados mortos em Nagorno Karabakh

Um acordo de paz assinado entre Armênia e Azerbaijão, negociado pela Rússia, pôs fim a sete semanas de intensos combates

Correio Braziliense
postado em 14/11/2020 11:19 / atualizado em 14/11/2020 11:27
 (crédito: AFP / Alexander NEMENOV)
(crédito: AFP / Alexander NEMENOV)

A Armênia informou, neste sábado (14/11), a morte de mais de 2.300 de soldados no conflito para controlar o enclave de Nagorno Karabakh, que foi encerrado por um acordo de paz que consagra a vitória das forças azerbaijanas.

"Até o momento, nosso serviço forense examinou os corpos de 2.317 militares mortos, incluindo corpos não identificados", disse a porta-voz do Ministério da Saúde da Armênia, Alina Nikoghosian, no Facebook.

O Azerbaijão ainda não divulgou o número de vítimas em suas fileiras.

Um acordo de paz assinado entre Armênia e Azerbaijão, negociado pela Rússia, pôs fim a sete semanas de intensos combates na autoproclamada república de Nagorno Karabakh, enclave montanhoso disputado há décadas entre esses dois países do Cáucaso.

Com este pacto, Baku reconquista amplos territórios que estavam sob controle armênio desde o início dos anos 1990, quando a região se separou do Azerbaijão, causando uma guerra que deixou 30.000 mortos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação