ELEIÇÕES NOS EUA

Geórgia ainda tem 47 mil votos para computar; Trump lidera por 12 mil

Democrata Joe Biden pode alcançar o número de delegados para ser eleito presidente caso vença no estado

Fernando Jordão
postado em 05/11/2020 18:19 / atualizado em 05/11/2020 18:42
 (crédito: SAUL LOEB, Angela Weiss / AFP)
(crédito: SAUL LOEB, Angela Weiss / AFP)

O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, afirmou na tarde desta quinta-feira (5/11) que o estado tem 47.227 votos ainda não computados. Segundo a última parcial, Donald Trump lidera a disputa por lá, com 12.765 votos de vantagem.

O resultado na Geórgia pode ser crucial para a eleição norte-americana. Se conseguir reverter a desvantagem e vencer no estado, o democrata Joe Biden conquista 16 delegados e atingiria 280 votos no colégio eleitoral (são necessários 270 para vencer), isso considerando as projeções da Associated Press e da Fox News, que apontam vitória do ex-vice-presidente no Arizona (estado com 11 delegados). Outros veículos de imprensa, como o The New York Times e Agência France-Presse — esta da qual são os números usados no placar do Correio —, porém, adotam cautela e ainda não cravam um vencedor no Arizona.

Pela última parcial na Geórgia, Trump lidera com 49,5%, ante 49,3% de Biden. O republicano recebeu 2.438.206 votos, enquanto o democrata foi o escolhido de 2.425.441 eleitores.

Outros dois estados são considerados chave para a disputa: Nevada e Pensilvânia. No primeiro, Biden lidera. Trump está à frente no segundo. Assim como na Geórgia, porém, as vantagens são milimétricas e ainda não é possível cravar um ganhador. Se o democrata vencer em algum deles, atingiria número necessário de delegados no Colégio Eleitoral para ser eleito presidente dos Estados Unidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação