Mais de 90 milhões de eleitores norte-americanos votaram antecipadamente nas eleições de 2020. Os dados, computados até a tarde deste sábado (31/10), são do projeto US Elections, liderado pelo professor Michael McDonald, da Universidade da Flórida.
O número de votos antecipados corresponde a cerca de 65% do total de votos nas eleições de 2016, o que pode indicar uma votação recorde neste ano. No último pleito, 136.669.276 eleitores registraram sua preferência. Apesar de não ter vencido no voto popular, o republicano Donald Trump acabou eleito por ter conquistado maior número de delegados no colégio eleitoral. Cabe lembrar que o voto não é obrigatório no país.
A data oficial da eleição nos Estados Unidos é a próxima terça-feira (3/11). Trump busca a reeleição diante do democrata Joe Biden, que foi vice-presidente do país nos dois mandatos de Barack Obama. O ex-presidente, aliás, fez, neste sábado, os primeiros comícios ao lado do correligionário, nas cidades de Flint e Detroit, no Michigan, estado onde Trump venceu por 0,2 ponto em 2016, mas que agora tem Biden liderando as pesquisas de intenção de voto.
O republicano, por sua vez, esteve na Pensilvânia para fazer quatro comícios. No domingo (1º/11), Trump visitará cinco estados que deram a vitória, em 2016, ao Partido Republicano, mas inclinam-se ao Partido Democrata, de acordo com as pesquisas mais recentes: Michigan, Iowa, Carolina do Norte, Geórgia e Flórida.
Com informações da Agência Estado
Saiba Mais