Achados arqueológicos roubados em Pompeia, na Itália, foram devolvidos por "darem má sorte". Diversos artefatos arqueológicos foram devolvidos ao Parque Arqueológico de Pompeia. Com os objetos, estavam duas cartas em que os ladrões dizem que resolveram devolver as peças por elas estarem "amaldiçoadas".
Segundo as cartas, os objetos foram roubados durante uma visita às escavações, em 2005. "Eu peguei alguns pedaços quando visitei Pompeia, em 2005. Eu era jovem e estúpido. Eu queria ter um pedaço da história que ninguém pudesse ter. Eu realmente não pensei ou percebi o que estava recebendo. Peguei um pedaço da história que se cristalizou ao longo do tempo e que em tem tanta energia negativa. Pessoas morreram de uma forma horrível e eu peguei peças relacionadas a essa terra de destruição. É desde então que o azar tem tocado comigo e com minha família", escreveu a turista canadense, identificada somente como Nicole.
No relato, divulgado pelo jornal italiano La Republica, a canadense diz que uma série de coisas ruins aconteceram na vida dela e que ela relaciona isso aos artefatos. "Estou agora com 36 anos e tive câncer de mama duas vezes, a última vez que terminou com uma mastectomia dupla. Minha família e eu também tivemos problemas financeiros. Somos boas pessoas e não quero passar essa maldição para minha família ou filhos. meus filhos. Por isso me perdoem pelo gesto feito anos atrás, eu aprendi minha lição", afirmou.
A outra carta foi escrita por Alastain e Kimberly G., também canadenses. Nela, eles também falam que os artefatos foram roubados em 2005 e também se dizem amaldiçoados. "Olá, eu devolvo essas pedras que minha esposa e eu pegamos enquanto visitávamos Pompeia e o Monte Vesúvio em 2005. Nós as pegamos sem pensar na dor e no sofrimento que essas pobres almas experimentaram durante a erupção do Vesúvio e a terrível morte que tiveram. Pedimos desculpas e peço desculpa por ter feito esta escolha terrível! Que suas almas descansem em paz ", escreveram.
Pompeia
A cidade de Pompeia ficou coberta de cinza vulcânica depois da erupção do monte Vesúvio em 79 d.C.
O desastre causou milhares de mortes e os materiais liberados do vulcão fizeram com que a cidade fosse preservada quase totalmente ao longo dos séculos. Entre os destroços, foram encontrados diversas vítimas humanas.