O governo turco convocou nesta terça-feira (13) a organização de negociações com Rússia, Azerbaijão e Armênia para resolver o conflito em Nagorno Karabakh, onde os combates continuam apesar da trégua que entrou em vigor no sábado.
Ibrahim Kalin, diretor de comunicação da presidência turca, pediu em entrevista à televisão que sejam organizadas conversas com a participação dos quatro países para encontrar uma solução para o conflito. "Uma vez que a Rússia está do lado da Armênia e nós, a Turquia, apoiamos o Azerbaijão, vamos nos encontrar com os quatro para discutir a solução desses problemas", disse Kalin.
A Turquia, que defende o Azerbaijão, considera que o Grupo de Minsk não tem conseguido desempenhar um papel eficaz na resolução do conflito.
"Se o Grupo de Minsk não consegue encontrar uma solução há mais de 30 anos, é hora de encontrar um novo mecanismo", acrescentou, referindo-se ao grupo de mediação co-presidido pela Rússia, França e Estados Unidos.
Nagorno Karabakh é um território povoado principalmente por armênios que proclamaram sua independência do Azerbaijão em 1991, o que causou uma guerra que deixou 30.000 mortos. O conflito atual, que começou em 27 de setembro, é o pior desde 1994. A trégua humanitária, negociada em Moscou, não foi respeitada.