A Argentina registrou nesta quarta-feira (7) um recorde de 16.447 contágios do novo coronavírus em 24 horas, chegando a um total de 840.902 casos em todo o país, informou o Ministério da Saúde. O país também contabilizou 401 mortos em um dia. Somam 22.226 as pessoas que morreram pela covid-19, segundo o boletim oficial.
Atualmente, as regiões mais afetadas são algumas cidades do interior da província de Buenos Aires, as províncias de Tucumán (norte), Santa Fe (centro-leste) e Córdoba (centro).
Até agosto, a região metropolitana de Buenos Aires, onde vivem 15 milhões de pessoas, um terço da população argentina, concentrava 90% dos contágios, mas este índice caiu para 65%, com o deslocamento dos casos para as províncias.
Os leitos de terapia intensiva estão com ocupação de 62,8% em nível nacional e 63% na região metropolitana de Buenos Aires, segundo o Ministério da Saúde. A população argentina está em confinamento desde 20 de março, mas as autoridades vêm flexibilizando as medidas gradativamente.
Em alguns distritos do interior do país, a atividade chegou quase a se normalizar até o aparecimento dos casos que se multiplicaram rapidamente. Com um aumento muito sutil do número diário de casos em Buenos Aires, muitas atividades foram sendo reativadas com protocolo de segurança.