O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que está "bastante otimista" sobre um acordo pós-Brexit, antes de uma videoconferência neste sábado (3/10) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como preparação para a reunião de cúpula de 15 de outubro.
"O Reino Unido sempre foi claro sobre o que deseja, queremos um acordo como o que (a UE) tem com o Canadá", explicou Johnson em uma entrevista ao Daily Telegraph.
"Integramos (a UE) durante 45 anos e não vejo por quê não podem ter o mesmo tipo de acordo conosco, então estou bastante otimista".
O encontro de cúpula europeu previsto para 15 de outubro é a data limite para alcançar um acordo que poderia ser aplicado até o fim do ano. Na tarde de sábado, Boris Johnson e Ursula von der Leyen terão uma reunião virtual.
A videoconferência foi programada após outra semana de negociações comerciais lideradas pelo negociador europeu Michel Barnier e seu colega britânico David Frost.
O primeiro-ministro britânico declarou ao Daily Telegraph que as possibilidades de alcançar um acordo são "muito boas se todo mundo demonstrar senso comum".