Pandemia

Merkel adverte contra "mentiras e desinformação" na luta contra o coronavírus

Chanceler alemã defendeu novas medidas restritivas para conter a segunda onda da covid-19

Agência France-Presse
postado em 29/10/2020 07:01
Angela Merkel espera que alemães cumpram mais medidas restritivas no combate à pandemia -  (crédito: Federico Gambarini / POOL / AFP)
Angela Merkel espera que alemães cumpram mais medidas restritivas no combate à pandemia - (crédito: Federico Gambarini / POOL / AFP)

Berlim, Alemanha - A chanceler alemã Angela Merkel defendeu nesta quinta-feira (29/10) as novas medidas restritivas anunciadas por seu governo contra o coronavírus, ao mesmo tempo que fez uma advertência contra a propaganda e as teorias da conspiração para abalar a luta contra a pandemia.

"Permitam-me ser clara: mentiras e desinformação, conspiração e ódio não prejudicam apenas o debate democrático, mas também a luta contra o coronavírus", disse Merkel no Parlamento alemão.

Merkel anunciou na quarta-feira medidas drásticas para conter a segunda onda de coronavírus na Alemanha, como o fechamento por um mês de restaurantes e áreas de lazer, acompanhadas por ajudas de até 10 bilhões de euros (11,75 bilhões de dólares) para que a economia consiga enfrentar o choque.

Deputados do partido de extrema-direita Alternativa para Alemanha (AfD), terceira força política da Câmara Baixa, protestaram com gritos contra as medidas durante o discurso da chanceler.

Algo pouco habitual, o presidente do Parlamento, Wolfgang Schauble, teve que interromper brevemente o discurso de Merkel para pedir ordem e ameaçar os deputados com sanções.

"O populismo não está apenas longe da realidade, mas também é irresponsável", completou Merkel, antes de destacar que as medidas adotadas eram "apropriadas, necessárias e proporcionais".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação