O Irã já ultrapassou dez vezes o limite estabelecido no acordo nuclear de 2015 para seu armazenamento de urânio enriquecido - informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta sexta-feira (4/9).
Teerã tem reservas de 2.105,4 kg de urânio enriquecido, enquanto o acordo que firmou com as grandes potências em 2015 permite armazenar somente o equivalente a 202,8 kg, detalhou a AIEA em um relatório consultado pela AFP.
A organização da ONU também anunciou que seus inspetores visitaram um dos dois locais do programa nuclear de Teerã que estavam pendentes. O pedido de acesso a essas unidades vem sendo feito há meses.
Os inspetores que visitaram o sítio nuclear iraniano puderam coletar amostras, que serão analisadas, explicou a AIEA.
A organização "fará uma visita ao segundo local especificado posteriormente, em uma data já acordada com o Irã", acrescentou.
O Irã autorizou o acesso a estas visitas, após uma viagem do diretor-geral da AIEA, o argentino Rafael Mariano Grossi, a Teerã, na semana passada.
No início do ano, o governo iraniano havia negado tal acesso e, em junho, a AIEA renovou sua solicitação, dando-lhe um caráter de urgência.