Covid-19

Presidente de El Salvador critica falta de liderança da ONU diante da pandemia

Ele lembrou que há um ano se manifestou sobre a necessidade de a Assembleia Geral mudar seu formato para não se tornar "irrelevante"

Agência France-Presse
postado em 29/09/2020 20:36
 (crédito: MARVIN RECINOS / AFP)
(crédito: MARVIN RECINOS / AFP)

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse nesta terça-feira (29) que a Assembleia Geral da ONU se tornou um espaço "irrelevante" e reclamou à organização sobre falta de "liderança" na luta contra a pandemia da covid-19.

"Falta liderança por parte dessa instituição para unir o mundo e enfrentar este vírus como uma frente comum", afirmou Bukele às Nações Unidas. Em transmissão virtual, o presidente salvadorenho lembrou que há um ano se manifestou sobre a necessidade de a Assembleia Geral mudar seu formato para não se tornar "irrelevante".

"A Assembleia Geral mudou um pouco seu formato, mas mudou impulsionada por uma pandemia", ressaltou Bukele, questionando que o resultado dessa mudança foi "tornar-se mais irrelevante". Para o governante, a Assembleia Geral deve ser uma "ferramenta" que gere mudanças no "destino comum" da humanidade.

"O que fizemos como Nações Unidas? Pergunte à primeira pessoa que vir, o que as Nações Unidas fizeram nesta pandemia", declarou ele, e acrescentou um apelo à comunidade internacional para que esteja "preparada" para novas ameaças globais semelhantes a da covid-19.

O governante de El Salvador agradeceu a ajuda internacional recebida por seu país para enfrentar a nova pandemia do coronavírus, mas esclareceu que "a maior parte" dessa ajuda se deu graças ao "trabalho bilateral" de seu país com outras nações, como os Estados Unidos e o Japão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação