O chef francês Pierre Troisgros, que se tornou famoso com seu irmão Jean ao revolucionar a culinária e fazer do hotel-restaurante familiar em Roanne (centro) um monumento da gastronomia, faleceu nesta quarta-feira (23/9) aos 92 anos - anunciou à AFP o diretor da Maison Troisgros, Patrice Laurent.
"Pierre Troisgros faleceu em sua casa em Coteau (perto de Roanne) no início da tarde", declarou Laurent, que trabalha para a casa há 30 anos.
"Seu filho Michel e sua esposa foram para lá e estão em choque", acrescentou, confirmando uma informação do jornal regional Le Progrès.
Depois de Paul Bocuse, de quem era muito próximo, e de Joël Robuchon, falecido em 2018, é mais um ícone da alta gastronomia francesa que sai de cena.
"A equipe está com o coração pesado esta noite. Soubemos da morte do chef Pierre Troisgros, que foi companheiro de viagem do sr. Paul por 70 anos de uma amizade extraordinária", reagiu no Twitter a equipe do restaurante Paul Bocuse.
L'équipage a le coeur lourd ce soir.
— Paul Bocuse - Le Restaurant Gastronomique (@PaulBocuse) September 23, 2020
Nous apprenons le décès du Chef Pierre Troisgros qui fut le compagnon de route de Monsieur Paul pendant 70 ans d'une amitié hors du commun.
Nous adressons nos sincères condoléances à toute la famille Troisgros et l'ensemble de ses proches. pic.twitter.com/SdDpIazwT3
Nascido em 3 de setembro de 1928, esse homem de bigode invariável e sorriso bem-humorado foi criado com seu irmão mais velho, Jean, no sabor da boa mesa por seus pais, à frente do Hôtel Moderne, em Roanne.
Os dois irmãos foram formados nos melhores restaurantes e trabalharam para obter a primeira estrela em 1955. O restaurante se tornou Les Frères Troisgros, com Pierre liderando a cozinha, Jean responsável pelos molhos e o pai Jean-Baptiste no salão e na adega.
Praticando uma cozinha inovadora, criativa mas simples e por vezes leve, Pierre se entregou a associações originais de sabores que prenunciaram a Nouvelle Cuisine, movimento do qual os irmãos Troisgros foram, com Michel Guérard, os precursores.
A segunda estrela foi atribuída à casa Roanne em 1965, e a terceira, em 1968.
Nesse mesmo ano, Christian Millau qualificou-o como "o melhor restaurante do mundo", uma opinião compartilhada pelo guia Zagat em 2007.
Quando Jean morreu repentinamente em 1983, o segundo filho de Pierre, Michel, nascido em 1958, juntou-se ao pai na cozinha, antes de assumir a liderança. Agora trabalha com seu filho, César, representante da quarta geração de Troisgros, no restaurante instalado desde fevereiro de 2017 em Ouches, no interior, a cerca de dez quilômetros de Roanne.
A família também abriu uma brasserie-épicerie em Roanne, e uma pousada, em Iguerande, em Saône-et-Loire.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.