O ex-presidente indiano Pranab Mukherjee, veterano da política e conhecido por ser um grande negociador, morreu nesta segunda-feira (31/8) aos 84 anos, informou sua família.
Pranab Mukherjee, que foi descrito em uma missão diplomática dos Estados Unidos como "o principal intermediário do Partido do Congresso", sofreu uma falência de vários órgãos. Esteve hospitalizado por várias semanas após contrair a covid-19.
Natural de Bengala (nordeste da Índia), foi apadrinhado pela ex-primeira ministra Indira Gandhi, e sua carreira política enfrentou um vazio após o assassinato de Indira em 1984.
Posteriormente, ele se tornou o braço direito do primeiro-ministro Manhoman Singh durante sua gestão (2004-2014), ocupando sucessivamente as cadeiras de Defesa, Relações Exteriores e Finanças, ganhando uma notável reputação de negociador.
Em 2012, assumiu o cargo principalmente simbólico de presidente, durante cinco anos.
O atual primeiro-ministro, Narendra Modi, do partido nacionalista adversário Bharatia Janaty, tuitou que Pranab Mukherjee era "admirado por toda a classe política", e que deixou "uma marca indelével na trajetória do desenvolvimento de nossa nação".