O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de "afastar-se" enquanto a covid-19 devastava o país.
Biden, ao lado de sua candidata a vice, Kamala Harris, concedeu uma entrevista ao canal ABC na qual afirmou que não culpa o Trump pela "atual crise".
"Eu o culpo por afastar-se e não lidar com soluções".
O presidente, que está atrás do rival democrata nas pesquisas, tem sido muito criticado por sua resposta à pandemia, que provocou mais 177 mil mortes e quase 5,7 milhões de casos nos Estados Unidos.
Trump fez pressão para flexibilizar as medidas de confinamento e reabrir a economia, questionou a eficácia do uso das máscaras e promoveu tratamentos que não têm respaldo da comunidade científica. Tudo isso ao mesmo tempo em que insiste que o vírus simplesmente "desaparecerá".
Com a economia em colapso após os fechamentos determinados para frear o avanço da pandemia, Biden voltou a afirmar que a única forma de colocar a locomotiva americana nos trilhos é controlar o vírus.
O democrata prometeu respeitar os conselhos dos cientistas sobre a pandemia, inclusive se isto incluir fechar o país mais uma vez.
Biden criticou parte da sociedade americana que alega sua "liberdade" para não usar máscara, apesar do consenso entre a comunidade científica de que esta é uma das formas mais efetivas de frear a transmissão do coronavírus.
"É a primeira vez que escuto as pessoas afirmando que fazer algo patriótico - você pode salvar as vidas de outras pessoas - impacta sua liberdade", disse.
O ex-vice-presidente também respondeu os ataques de Trump a sua acuidade mental e admitiu que é uma "pergunta legítima questionar se alguém com mais de 70 anos" é apto para a presidência.
A entrevista conjunta de Biden e Harris foi exibida no domingo à noite, poucas horas antes do início da Convenção Nacional Republicana, durante a qual Trump tentará recuperar um pouco do espaço que perdeu na campanha para a reeleição.
Os democratas organizaram sua convenção na semana passada, com muitas críticas a Trump.
Durante a entrevista, Kamala Harris, a primeira mulher negra em uma chapa presidencial de um grande partido dos Estados Unidos, também defendeu Biden na questão racial.
"Joe realmente sabe como dizer as palavras 'Black Lives Matter' (As vidas dos negros importam)", disse Harris. Trump, ao contrário, "nunca disse estas palavras e nunca vai dizer", completou.