O genro do presidente dos Estados Unidos Donald Trump e também assessor da Casa Branca, Jared Kushner, afirmou nesta segunda-feira (17/8) que seria do interesse da Arábia Saudita normalizar suas relações com Israel, como fez os Emirados Árabes Unidos.
Isso enfraqueceria a influência do inimigo comum Irã na região e ajudaria os palestinos, acrescentou Kushner em conversa telefônica com jornalistas.
"Seria muito bom para os negócios sauditas, muito bom para a defesa saudita e francamente, acredito que ajudaria o povo palestino", acrescentou Kushner.
Até agora, a Arábia Saudita se manteve em silêncio sobre o anúncio inesperado de quinta-feira de que Emirados Árabes Unidos e Israel decidiram normalizar as relações.
Em troca, Israel aceitou suspender a anexação de territórios na Cisjordânia ocupada, embora o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tenha dito depois que o plano não duraria um longo prazo.
O rei Salmán e seu filho, o príncipe Mohammed bin Salmán, reiteraram seu desejo de um estado palestino independente com oportunidades econômicas, disse Kushner.
Kushner é o arquiteto do plano de paz para o Oriente Médio de Trump, que foi totalmente rejeitado pelos palestinos.
O acordo entre Emirados Árabes Unidos e Israel é apenas o terceiro assinado pelo Estado hebreu com um país árabe, depois de Egito e Jordânia e levanta a possibilidade de acordos semelhantes com outros estados pró-ocidentais do Golfo.
Trump disse que os líderes dos dois países assinarão o acordo na Casa Branca nas próximas semanas.
Bahrein e Omã se parabenizaram pelo acordo, enquanto a Arábia Saudita, Kuwait e Catar ainda não se pronunciaram.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.