O Leonardo da Vinci não se acomodou com a excelência conquistada ao longo de cinco décadas de trabalho desenvolvido com seriedade, qualidade, cuidado e organização. Assim como na vida do artista italiano que dá nome à instituição, inovação é a palavra-chave para definir a visão do colégio, principalmente em meio à pandemia do novo coronavírus, que mudou tudo o que estava estabelecido em termos de educação. O Centro Educacional Leonardo da Vinci continua evoluindo. A escola trouxe para o ambiente virtual de ensino a mesma excelência que oferece nas aulas presenciais. Nada será como antes. Será ainda melhor.
O que é preciso para a educação do futuro, o Leonardo da Vinci tem. Nos últimos meses, seus educadores aprenderam novas maneiras de se conectar com os alunos. Todos os profissionais estão seguros, em casa, desenvolvendo aulas criativas para seguir preparando crianças e jovens para o mundo cheio de novidades. É mais um desafio que a escola encara de corpo e alma, um aprendizado que a instituição absorveu para o bem de todos.
“As incertezas da vida real nos desafiam a cada momento, mas também nos estimulam, cada vez mais, na busca do nosso maior objetivo: tornar nossos processos de ensino e de aprendizagem ainda mais atraentes e inovadores por meio de pesquisas, estudos, reflexões e descobertas. Trabalhamos para que nossos alunos sejam agentes de transformação da sociedade, de modo que sempre encontrem soluções para os problemas pessoais, sociais e ambientais”, destaca Nilce Macedo, Diretora Pedagógica do Leonardo da Vinci.
A organização pedagógica torna possível a realização de atividades que extrapolam o ambiente escolar, permitindo a aplicação de conhecimentos em diversas situações. “Isso nos mostra que o fazer educativo precisa ser matéria de constante reflexão e entendimento do cenário atual, de investigação de novas práticas, bem como suas consequências, e da construção de um espaço fértil para propostas de inovação, de diálogo, de confronto de ideias e de práticas cujo foco seja a formação de profissionais do futuro”, aponta Nilce.
Diferenciais
O Centro Educacional Leonardo da Vinci preza por uma educação integral, que inclui o Programa Bilíngue, o Desenvolvimento de Múltiplas Habilidades e vários projetos, como TECVINCI, Ler e Escrever, que Prazer! e Juntos por um Mundo Melhor. Tudo isso para oferecer um ensino completo para seus alunos.
No Da Vinci Bilíngue, um programa em parceria com o Edify, os alunos são estimulados a construir um futuro sem fronteiras, desenvolvendo habilidades essenciais para o século XXI, como comunicação, criatividade, pensamento crítico, colaboração e empatia. Com aulas lúdicas e dinâmicas, cinco vezes por semana na grade horária regular, colocamos os alunos como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem da língua inglesa.
As Múltiplas Habilidades englobam uma série de disciplinas. Na Música, os alunos do Ensino Fundamental I desenvolvem sentimentos, senso estético e valores culturais de forma integrada às áreas cognitivas e linguísticas. A educação musical dialoga com outras áreas do conhecimento, como literatura, educação física, ciências e até matemática.
O espaço da Horta é mais um recurso para a dinamização das aulas, a fim de complementar a teoria com a prática. Funciona como um laboratório ao ar livre. O projeto estimula a iniciação científica e desenvolve nos alunos o gosto pela pesquisa, auxiliando no processo ensino-aprendizagem, pois se mostra um método eficaz para gerar conhecimento e instigá-los na busca por hipóteses, problematização e ressignificação do entendimento.
Consciente dos benefícios do Xadrez, o Centro Educacional Leonardo da Vinci integrou-o de forma prática ao seu currículo. A prática tem o potencial de elevar a criatividade, a memória, a concentração, a maturidade intelectual, a autoestima, o pensamento crítico, o raciocínio lógico e o enriquecimento cultural dos nossos estudantes.
Também na área das Múltiplas Atividades, a ONUVINCI foi criada em 2005 para promover a simulação de organismos nacionais e internacionais na escola. É, atualmente, a maior Simulação da América Latina, contando com a participação de 780 estudantes em cada edição. Os participantes atuam como diplomatas, juízes, deputados, senadores, ministros ou jornalistas, tendo como objetivo o debate e a solução de questões propostas em cada comitê, espelhando as reais posições políticas dos países ou dos partidos.
Projetos
No Leonardo da Vinci, a tecnologia está presente do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Desde o 1º ano do Ensino Fundamental, o TECVINCI dispõe de tecnologias digitais de informação e comunicação para potencializar a aprendizagem. Com a plataforma Google for Education, presente no dia a dia dos alunos, professores e colaboradores da instituição têm um espaço colaborativo com ferramentas que visam facilitar e aprimorar a rotina escolar.
No projeto Ler e Escrever, que Prazer!, a instituição promove a formação de um aluno leitor e escritor por meio de atividades dentro e fora da sala de aula. Os estudantes desvendam os mistérios do universo das histórias infantis e juvenis por meio da leitura de livros, revistas e jornais.
O projeto de Combate ao Bullying ocorre de forma contínua no Leonardo da Vinci. Professores, funcionários, orientadores e coordenadores promovem atividades em que são desenvolvidas habilidades como empatia, autocontrole, autoconfiança e autoestima. A equipe também é orientada a identificar casos de bullying em sala de aula e nos espaços escolares. Dessa forma, todos buscam oferecer um ambiente escolar saudável.
Em Juntos por um Mundo Melhor, o Leonardo da Vinci envolve aluno, família e escola em ações que despertem a consciência cidadã. Ao longo do ano, são desenvolvidas campanhas de responsabilidade social, de educação sustentável, de combate à corrupção e de valorização da vida, entre outras.
No projeto Prosseguir, o foco são as fases de mudanças, do 5º para o 6º ano, do 8º para o 9º ano e do 9º ano para o Ensino Médio, quando a equipe pedagógica conduz atividades especiais com o objetivo de promover as transições de forma gradativa, reduzir a ansiedade dos alunos e prepará-los para os novos desafios.
Já o projeto Para Ser + promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o autoconhecimento, a autogestão e o pensamento crítico, ao longo de toda a jornada escolar. As atividades também buscam preparar os alunos para os desafios da vida, criando hábitos de estudo e de organização que contribuem para a maior produtividade. Nesse contexto, a Orientação Vocacional e Profissional também é parte importante do trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Médio.
Além de tudo isso, o Leonardo da Vinci dispõe do Serviço de Orientação ao Vestibulando (SOV), um espaço para acolher as dúvidas e acompanhar o desempenho acadêmico dos estudantes ao longo do Ensino Médio. Por meio de atendimentos semanais personalizados, é possível orientar e auxiliar na construção do projeto de vida de cada aluno. As competências socioemocionais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fundamentam o trabalho realizado pelo SOV: autonomia e responsabilidade; empatia e cooperação; autoconhecimento e autocuidado.