6 coisas que todo homem precisa saber sobre a ida ao urologista

Correio Braziliense
postado em 04/11/2020 17:19
 (crédito: Arquivo Hospital Águas Claras)
(crédito: Arquivo Hospital Águas Claras)

A visita ao urologista não é só para tratar do câncer de próstata. Entre outros assuntos, os homens devem se dirigir ao consultório para fazer uma avaliação geral da saúde, isto em diferentes idades. Confira agora uma entrevista com o urologista do Hospital Águas Claras Eurico Lopes, que desmistifica dúvidas frequentes sobre a ida ao urologista.

(foto: Arquivo Hospital Águas Claras)

1.A partir de que idade o homem deve começar a fazer exames?

Em todas as faixas etárias. Na infância, os pais devem estar atentos à formação genital da criança e, caso haja alterações, consultar um Urologista Pediatra. Na adolescência, é preciso estar atento ao desenvolvimento dos órgãos genitais, prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, disfunções miccionais e orientações sobre a vida sexual e reprodutiva. Na fase adulta, é preciso acompanhar a função sexual e reprodutiva e. após os 50 anos, todos os homens devem fazer a prevenção do câncer de próstata anualmente. Nessa idade, além da prevenção do câncer, o urologista vai acompanhar alguns problemas frequentes, como o aumento benigno da próstata, cálculos renais, disfunções sexuais, alterações hormonais e outros cânceres urológicos.

2.Quais são as principais doenças que acometem a população masculina?

As doenças mais comuns são câncer de próstata, obesidade, doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, diabetes, câncer de pele, doenças hepáticas, cálculos renais e pneumonia.

3.Por que os homens negros estão mais propensos a ter câncer de próstata?

Alguns estudos sugerem que homens negros apresentam maior risco de ter polimorfismo de determinados genes (mutações) e, além disso, absorvem menos luz solar e radiação ultravioleta, o que reduziria a concentração sérica de vitamina D, que protege o organismo do câncer de próstata. Existem outras doenças que afetam os homes negros com maior frequência: alguns tipos de melanoma (câncer de pele), anemia falciforme, hipertensão arterial e diabetes.

4.Quais são os principais exames para a saúde do homem?

O homem deve fazer periodicamente exames cardiológicos, exames laboratoriais – sangue (colesterol, triglicerídeos, glicose, função renal e hepática, dosagens hormonais, PSA), exames de imagem (ultrassonografia de rins, vias urinárias e próstata) e outros exames específicos de acordo com a necessidade.

5.Como funciona o exame de toque? Todos os homens devem fazê-lo?

O toque retal identifica alterações na próstata (áreas endurecidas, nódulos, irregularidades) que possam estar relacionadas ao câncer. É fundamental na avaliação prostática. O procedimento é rápido, dura segundos, e é praticamente indolor. Todos os homens em idade de rastreamento do câncer prostático devem fazer, porque cerca de 20% dos tumores de próstata ocorrem com PSA normal.

6.Qual exame deve ser feito antes do de toque?

O toque retal deve ser associado à dosagem do PSA, pois pode haver a presença de câncer mesmo com níveis de PSA normais, em caso de tumores ainda muito pequenos ou localizados em áreas inacessíveis ao toque. A combinação do toque retal e PSA possibilita o diagnóstico em cerca de 80% dos casos. Além disso, o urologista deve solicitar outros exames de acordo com a necessidade de cada caso.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação