
Este conteúdo é um informe publicitário
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realiza hoje (26), em Brasília, a entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2025 ao governo federal e ao Congresso Nacional. O documento, elaborado com a contribuição de mais de 2 mil representantes do setor terciário em todo o Brasil, apresenta propostas para fortalecer o ambiente de negócios, estimular a inovação e impulsionar o crescimento econômico sustentável.
O evento, que ocorrerá na sede da CNC, contará com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, do ministro do Turismo, Celso Sabino, além de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A programação inclui debates sobre a transformação digital no setor terciário e a importância de políticas públicas para o turismo.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destaca a relevância do documento como instrumento de diálogo com os Poderes Executivo e Legislativo. “A Agenda Institucional do Sistema Comércio é um documento estratégico, pois aponta soluções e reforça nosso compromisso para um Brasil mais produtivo, moderno e competitivo”, afirma.
Entre os temas a serem abordados, estão a desburocratização do setor, a modernização da infraestrutura, o fomento à qualificação profissional e à inovação, além da regulamentação da Inteligência Artificial e do mercado de carbono. A expectativa é que a Agenda contribua para um ambiente de negócios mais dinâmico e sustentável, fortalecendo o comércio, os serviços e o turismo no País.

Sesc Mesa Brasil registra 810 milhões de quilos doados em 30 anos de história
Em 2024, o Sesc Mesa Brasil alcançou um recorde histórico, ultrapassando 57 milhões de quilos de doações arrecadados. Com o resultado, o programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos registrou em seus 30 anos de criação a marca de mais de 810 milhões de quilos distribuídos.
Os números traduzem um esforço coletivo que envolve milhares de pessoas, empresas e instituições mobilizadas para garantir que insumos que seriam desperdiçados – ou até mesmo outros produtos – cheguem a quem precisa.
O Sesc Mesa Brasil é parte de um trabalho que começou a ser estruturado há quase 80 anos, quando os empresários do comércio de bens, serviços e turismo criaram o Sesc com a proposta de oferecer serviços sociais aos trabalhadores do setor.
A segurança alimentar logo se tornou um dos focos, e, em 1994, o Sesc Mesa Brasil foi criado como uma ação pioneira para conectar o excedente de produção de empresas com instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde então, a iniciativa se expandiu e hoje conta com uma rede de 3.360 parceiros que doam regularmente para o programa, atendendo 7.345 instituições sociais cadastradas, beneficiando mensalmente 2,3 milhões de pessoas.

Senac ingressa noPactoGlobalda ONU, por um futuro mais sustentável e inclusivo
O Departamento Nacional do Senac reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com presença em 162 países. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), oPacto Global assumiu a missão de engajar o setor privado nessa agenda. E o Senac, alinhado a essa visão, passa a integrar esse movimentoglobal.
Em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Senac promove ações que contribuem para a agenda global de sustentabilidade corporativa. No campo da educação de qualidade (ODS 4), oferece cursos e programas que fomentam a inclusão social e o pensamento crítico. No âmbito do trabalho decente e do crescimento econômico (ODS 8), forma profissionais qualificados e adota práticas de gestão que valorizam a diversidade e os direitos trabalhistas. A instituição contribui ainda para a redução das desigualdades (ODS 10) ao promover a inclusão social e econômica de públicos diversos. Além disso, investe no consumo e na produção responsáveis (ODS 12), adotando práticas de gestão ambiental e iniciativas como o Programa Ecos de Sustentabilidade, que sensibiliza colaboradores e comunidades para o consumo consciente.
Dessa forma, a instituição reafirma sua atuação com um futuro mais sustentável e inclusivo e contribui para a adoção de princípios universais voltados para direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
