A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) inaugurou, no dia 24 de abril, o seu primeiro escritório internacional, instalado na cidade de Lisboa, Portugal. A estrutura fica no World Trade Center (WTC) da capital lusitana e tem o propósito de ampliar as oportunidades de negócios do setor terciário e de intercâmbio com a Europa e com o mundo.
“O Brasil, por seu tamanho e importância econômica, precisa desempenhar papel relevante em direção à União Europeia, que é um mercado fantástico para os países que fazem parte do Mercosul”, afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros, durante a solenidade de inauguração.
O volume de comércio do Brasil com o mundo avançou 50% nos últimos cinco anos, e a Europa é, atualmente, a maior investidora do mundo no Brasil. O objetivo da CNC é fortalecer e expandir a parceria com países europeus, e, para tanto, serão realizadas periodicamente missões empresariais.
Encontro com o presidente Lula
As necessidades para a internacionalização dos negócios brasileiros, especialmente do setor terciário, foi pauta do encontro entre Tadros e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 23, em Lisboa. Lula informou que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) deve inaugurar em breve um escritório de representação em Lisboa. Estiveram no encontro, também, os presidentes das Federações Nacionais e dos Estados participantes da missão empresarial.
Sesc comemora 25 anos de dois dos maiores projetos de circulação cultural do país
O Sesc deu início às celebrações dos 25 anos dos dois maiores projetos de circulação cultural do país com o lançamento da edição de 2023 do Palco Giratório e do Sonora Brasil. Este ano marca a retomada dos circuitos presenciais, com apresentações programadas até novembro, em 24 estados e no Distrito Federal.
O Palco Giratório é um projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas, que trabalha a formação de plateias com base na circulação de espetáculos. Na edição deste ano, o projeto vai rodar o país com 15 espetáculos de circo, dança e teatro. Serão 238 apresentações e 129 atividades formativas, contemplando 73 cidades e empregando diretamente 464 artistas, pesquisadores e produtores culturais. Desde a sua criação, o Palco circulou com mais de 380 grupos artísticos, de todas as regiões brasileiras, em mais de 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.
Já o Sonora Brasil desenvolve programações musicais em uma proposta de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural. Em 2023, o tema do projeto é culturas bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, destacando a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira. Serão 30 grupos em mostras realizadas em 52 cidades. Nesses 25 anos, o Sonora Brasil percorreu 210 cidades, com 6.500 apresentações, além de produzir 16 documentários e quatro álbuns.
Senac e Porto Digital fazem parceria para ampliar atuação das mulheres em TI
Cursos gratuitos de Tecnologia da Informação voltados para mulheres são o primeiro resultado da parceria entre o Senac Nacional e o Porto Digital, um dos maiores ambientes de inovação e economia criativa do Brasil, localizado em Recife (PE). A parceria tem como objetivo oferecer qualificação profissional e fomentar a presença feminina no mercado de Tecnologia da Informação (TI). Os cursos de Desenvolvimento Web – Back End e Programador Full Stack serão realizados na unidade do Senac dentro do Porto Digital e totalmente custeados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).
As participantes foram selecionadas entre as beneficiadas pelo MINAs, programa de equidade do Porto Digital. Para a diretora de Educação Profissional do Senac Nacional, Anna Beatriz Waehneldt, a iniciativa colabora com o fortalecimento do setor de serviços. “É uma parceria voltada para a inclusão produtiva de jovens, que começa na capital pernambucana, mas contempla ações em todo o Brasil. Tem um caráter de inovação e fortalece o segmento de TI.”