Jornal Correio Braziliense

APRESENTADO POR CNC

Novo cenário reforça a importância das negociações coletivas para as empresas

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu, no dia 21 de março, o workshop “As recentes alterações trabalhistas e as negociações coletivas”. O objetivo foi atualizar o debate sobre as formas pelas quais é possível aperfeiçoar as negociações coletivas e aprimorar o trabalho dos negociadores sindicais empresariais. Realizado pela Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC), na sede da Confederação, no Rio de Janeiro, o evento foi transmitido pelo canal CNC Play, no YouTube, e teve mais de 500 participantes.

Participaram alguns dos maiores especialistas brasileiros em relações trabalhistas e sindicais, divididos em painéis que trataram de diversos temas, entre eles o atual cenário econômico do País e suas repercussões nas negociações coletivas, as decisões do STF em matéria trabalhista e os principais destaques das leis que tratam do teletrabalho e a que incentiva a empregabilidade das mulheres.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressaltou que a CNCC tem como princípios institucionais a promoção do intercâmbio de informações e a adoção de ações para aperfeiçoamento dos processos de negociações coletivas. “Precisamos fortalecer constantemente as negociações coletivas no âmbito do comércio de bens, serviços e turismo”, disse Tadros. “É assim que vamos seguir garantindo a necessária harmonia entre o capital e o trabalho”, completou.

Reservas naturais do Sesc preservam o rico patrimônio ambiental brasileiro

Ignacio Aronovich/Lost Art - Sesc Bertioga

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são unidades de conservação ambiental, reconhecidas pelo Estado brasileiro, mas localizadas em propriedades privadas. O principal objetivo dessas áreas é contribuir para a preservação da rica biodiversidade e dos recursos hídricos do País. O Sesc mantém duas reservas: a RPPN Sesc Tepequém, no município de Amajari, em Roraima, conhecida pela beleza e diversidade de seus pássaros nativos; e a RPPN Sesc Pantanal, no Mato Grosso, a maior reserva ambiental privada do País.

Além do manejo para conservação da natureza nas áreas de reserva, ambas as unidades prestam apoio às populações do seu entorno e promovem ações de turismo sustentável e educação ambiental. Dessa maneira, o Sesc trabalha para ampliar a consciência – tanto de agentes locais quanto de visitantes – em relação à importância da preservação dos recursos naturais desses territórios.

Outras três áreas de conservação estão em processo de certificação como RPPN: a Reserva Natural Sesc Bertioga, em São Paulo, um importante espaço de preservação da Mata Atlântica, com mais de 650 espécies da flora e fauna da restinga; a Reserva Ecológica Sesc Iparana, localizada no município de Caucaia, no Ceará, que preserva um importante ecossistema costeiro, sendo um dos últimos fragmentos de Mata de Tabuleiros; e a Reserva do Sesc Serra Azul, que preserva parte do cerrado mato-grossense.

Senac oferece mais de 130 vagas gratuitas em cursos para moradores da Rocinha, no Rio

-

O Senac-RJ oferece 130 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional na Unidade Avançada de Hospitalidade, na Rocinha. De abril a junho, serão iniciadas novas turmas de capacitação para Práticas de Jardinagem, Porteiro e Vigia, Rotinas Administrativas para Empresas, Recepção de Hotéis: Operação e Procedimentos, Camareira - Técnicas de Limpeza e Arrumação e Cuidador de Idoso.

As oportunidades são voltadas para jovens e adultos beneficiários de programas sociais do governo federal. Para se candidatar, é preciso ser maior de 16 anos, apresentar cópia de RG e CPF, comprovantes de residência e escolaridade (de acordo com cada curso). Menores de 18 anos devem ser acompanhados de responsável legal.

A Unidade Avançada de Hospitalidade do Senac-RJ na Rocinha proporciona a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições de ingressar no mercado de trabalho, contribuindo para a construção de carreiras e, em paralelo, atuando no desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro.

As inscrições devem ser feitas diretamente na unidade, localizada no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare (Av. Niemeyer, 776, 16º andar), das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2018-9049.