O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou, no dia 20 de outubro, da reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada na sede da entidade no Rio de Janeiro. Guedes falou sobre o cenário econômico e reforçou o objetivo do governo de manter um Estado técnico e desaparelhado para um melhor ambiente de negócios no País, com redução de impostos e atenção social.
“O Brasil tem agora uma onda de investimentos privados. Nós atravessamos a crise, enquanto muitos países ainda não conseguiram. O mundo está indo para um momento de turbulência, com o fim do período dourado da globalização. Enquanto no Brasil é o oposto, é visto hoje como porto seguro. Vamos nos reindustrializar”, afirmou o ministro, que espera trabalhar na convergência do País com as melhores práticas de políticas públicas e manter uma margem anual de crescimento de até 4% por 10 anos.
Paulo Guedes foi recebido pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, que aproveitou a agenda para apresentar os resultados da edição de outubro da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), mostrando avanço na perspectiva de compra dos brasileiros pelo nono mês consecutivo. “Acreditamos que a construção de um país do futuro passa por essa atenção à população, ajudando quem está embaixo a subir, ao passo que se preserva a renda de quem hoje consome e ajuda a impulsionar a economia”, ressaltou Tadros.
O ministro agradeceu a parceria da CNC e fez menção ainda a outras entidades do setor privado. “Parabéns pelo trabalho de vocês que mantiveram sempre a comunicação aberta para trocar ideias”, disse o ministro.
Prêmio Sesc de Literatura apresenta vencedores de 2022 na festa internacional de Paraty
Paraty será o cenário de lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022. O romance Mikaia, de Taiane Santi Martins, e a coletânea de contos Corpos benzidos em metal pesado, de Pedro Augusto Baía, serão apresentados ao público durante a programação do Sesc na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.
A cerimônia está marcada para o dia 26 de novembro e será realizada no Sesc Santa Rita (Polo Sociocultural Sesc Paraty), no Centro Histórico da cidade da Costa Verde. O Prêmio Sesc de Literatura é uma das mais importantes premiações do País, sendo hoje considerado referência por críticos literários, escritores brasileiros e visto como grande porta de entrada para o mercado editorial no Brasil.
Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, que insere os livros na cadeia produtiva do mercado livreiro. As obras selecionadas nesta edição representam temas contemporâneos à cultura nacional. Corpos benzidos em metal pesado aborda, entre outros aspectos, a preocupação com a devastação ambiental, e Mikaia conta a história de refugiadas da guerra moçambicana, que se mistura à formação da identidade da sociedade brasileira. Desde a sua criação em 2003, mais de 20 mil obras foram inscritas no prêmio e 33 novos autores foram revelados. A programação do Sesc na Flip também contará com apresentações de música, teatro, exposições, cafés literários, entre outras atrações.
Semana Senac de Leitura tem programação variada e gratuita com feira de livros
A 7ª Semana Senac de Leitura, promovida pelo Senac São Paulo, começou em 24 de outubro e vai até dia 29, propondo uma reflexão sobre Leitura e Transformação Social. As atividades são híbridas: presencialmente, nas unidades da instituição no Estado, e on-line, no YouTube do Senac-SP. A programação também celebra o Dia Nacional do Livro (29 de outubro), tendo todas as suas atividades gratuitas e abertas ao público.
Um pouco antes, de 17 a 22 de outubro, a instituição preparou um “esquenta” com o propósito de divulgar o evento. A ação envolveu doação de livros da Editora Senac São Paulo nas estações de metrô das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, além dos terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
Ao todo, a Semana Senac de Leitura promove quase 300 atrações, entre palestras, intervenções artísticas, encontros com especialistas e escritores, oficinas de arte, contação de histórias, saraus e a já tradicional Feira de Troca de Livros, que este ano contará com mais de 2 mil títulos (livros, histórias em quadrinhos e mangás) disponíveis nas unidades da capital paulista.