Diante das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RJ vem se mobilizando para auxiliar as vítimas.
O Sesc Quitandinha é uma das bases operacionais do Executivo estadual em Petrópolis e onde está funcionando o Gabinete Emergencial montado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RJ, o Detran RJ está no local emitindo segunda via da Carteira de Identidade e Habilitação para quem perdeu os documentos na enxurrada.
Já o Hotel Sesc Nogueira, localizado em uma região estratégica para as operações, próximo à Estrada União e Indústria e à BR-040, disponibilizou apartamentos para equipes de resgate e jipeiros voluntários que estão colaborando com o deslocamento de profissionais de saúde pelas áreas de difícil acesso. As demais instalações do Sesc Nogueira também estão abertas para reuniões e apoio logístico.
Ajuda aos empresários locais
Uma equipe da Agência Estadual de Fomento (AgeRio) também está no Sesc Quitandinha, atendendo comerciantes interessados na linha de crédito emergencial, requerida pelo presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz, ao governador do Estado, Cláudio Castro. A linha de crédito é destinada àqueles que tiveram seus negócios atingidos pelo temporal, e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (24) 2291-6420. O Sebrae Rio também está presente, oferecendo atendimento aos empresários.
Atendimento psicológico gratuito
O Sesc-RJ também está oferecendo atendimento psicológico gratuito para a comunidade petropolitana, em especial para familiares e amigos das vítimas fatais, equipes de resgate e pessoas feridas ou que sofreram prejuízos com o temporal. Para acessar o serviço, é preciso ligar para o número (21) 3138-1189, passar por uma triagem e agendar o atendimento.
Animais resgatados
O Senac está com o PetMóvel, veículo adaptado para a oferta de serviços a cães e gatos, estacionado no Sesc Quitandinha, disponibilizando banho aos animais domésticos resgatados em Petrópolis. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento para oferecer atendimento gratuito aos animais recolhidos por instituições de proteção, ONGs e voluntários.
Pontos de doação
As unidades do Sesc-RJ em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Tijuca e Madureira são pontos de coleta de doações. O Mesa Brasil Sesc montou uma estrutura especial de arrecadação e, até segunda-feira (21/02), angariou mais de 114 toneladas de alimentos e água mineral. Os pontos também estão recebendo outros itens, como roupas e materiais de higiene e limpeza. Fecomércios de outros estados, sindicatos e entidades do Sistema Comércio também se mobilizam na ajuda a Petrópolis.
Para conhecer as ações e locais de doações acesse o site CNC - Portal do comércio.