CNC reforça importância da contribuição assistencial para fortalecer empresas

Correio Braziliense
postado em 24/02/2021 16:09 / atualizado em 16/03/2021 13:10
 (crédito: Arquivo Correio Braziliense)
(crédito: Arquivo Correio Braziliense)

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está reforçando a importância da contribuição assistencial das empresas aos sindicatos que as representam. O objetivo é apoiar as ações das Federações do Comércio nos Estados e das Federações Nacionais junto aos seus sindicatos, a fim de incentivar os empresários a contribuir.

Tambem conhecida como taxa assistencial, taxa de reversao e contribuicao negocial, a contribuicao assistencial visa prover os sindicatos dos meios necessarios para defender melhores condicoes de trabalho para toda a categoria economica, independentemente do porte da empresa.

Todos se beneficiam das clausulas pactuadas na negociacao coletiva, inclusive aqueles que nao sao filiados ao respectivo sindicato, ate mesmo em respeito aos principios da isonomia, da solidariedade, da boa-fe objetiva e da funcao social da contratacao coletiva.

A contribuição assistencial e devida pelas empresas e demais integrantes das categorias economicas representadas pelo sindicato ou pelas Federacoes (no caso das categorias inorganizadas), em funcao da sua atuacao/participacao na convencao coletiva de trabalho (prevista no art. 513 “e” da Consolidacao das Leis do Trabalho/CLT).

Acesse o site fortalecasuaempresa.com.br e veja a importância dessa contribuição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação