Disponibilizado ao público nas eleições de 2018, o e-Título nasceu com o objetivo de substituir o modelo impresso do título eleitoral. Passados quatro anos desde o lançamento e com a facilidade de obtenção do aplicativo, o eleitor não precisa mais se deslocar até um cartório eleitoral para emitir o título.
A rapidez do processo permitiu também que o app pudesse disponibilizar variados serviços. Dentre eles, o eleitor conseguirá comprovar a ausência nas eleições por meio do aplicativo. Para aqueles que não tem foto ou biometria cadastrada, basta, no dia do pleito, levar documento com foto.
Saiba Mais
Como usar?
Para acessar a via digital do documento, o usuário precisa baixar o aplicativo — disponível no App Store (IOS) e no Google Play (Android) — e entrar por meio de um nome de usuário (CPF) e senha.
Com o número do título eleitoral, nome, nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o E-título será liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado e ficará disponível ao eleitor.
Ao contrário da versão impressa, o E-Título tem todas as informações do eleitor, como a foto, resultado da quitação eleitoral, local de votação e cadastramento biométrico. Além disso, um QR Code estará disponível para verificação da zona em que o cidadão irá votar.
Confira abaixo o vídeo explicativo do TSE:
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori.