DISTRITO FEDERAL

Eleições 2022: entenda como funciona o voto em trânsito

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), 15.582 mil eleitores vão votar nesta modalidade

Senador, deputados distrital e federal, além dos cargos de governador e presidente da República. Previsto para ocorrer em 2 de outubro, o primeiro turno das eleições no Distrito Federal decidirá os nomes que vão assumir as 24 cadeiras na Câmara Legislativa, os candidatos a ocupar a Câmara Federal e um parlamentar a compor o Senado.

Caso haja segundo turno nos cargos executivos, os 2,2 milhões de eleitores - de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), - estão aptos a votar em todo o território brasiliense, em 30 de outubro. Além dessas pessoas, outras 15.582 mil podem participar dos dois turnos por meio do voto em trânsito. A diferença é que, por meio dessa modalidade, o voto será feito apenas para presidente da República.

Direcionado a eleitores que, nos dias das eleições de 2022, encontram-se fora de suas zonas eleitorais, o voto em trânsito é uma possibilidade de exercer a cidadania.

O funcionamento desta forma de participação popular ocorre da mesma maneira que um voto normal: no dia da eleição, o eleitor vai ao colégio eleitoral em que se cadastrou, na cidade onde se encontra, procura sua sessão eleitoral, apresenta um documento oficial e com foto, acessa a urna, digita o número de seu candidato a presidente e confirma o voto.

O cadastro para que os eleitores que estão fora de suas residências eleitorais exerçam o direito a participar da eleição para o chefe do Executivo nacional ocorreu entre 18 de julho e 18 de agosto. Segundo o TSE, a solicitação para votar em trânsito não altera a residência eleitoral do cidadão.

Saiba Mais

Comparação

Ainda conforme registros do TSE, os requerimentos para voto em trânsito no 1º turno das Eleições 2022 cresceram 278% em relação a 2018. Enquanto, neste ano, 332.548 pessoas requereram o voto em trânsito para o primeiro turno, quatro anos atrás a corte eleitoral registrou 87.979 solicitações deste modelo de participação no pleito para eleger presidente da República.

Para um eventual segundo turno, em 2022, o TSE informou que 314.804 pessoas também realizaram o pedido de voto em trânsito. Em 2018, este dado foi de 83.494 pedidos.

Maior colégio eleitoral do país, São Paulo é o destino onde o maior número de pessoas pretende participar das eleições votando em trânsito no primeiro turno. No estado, houve 82.393 pedidos para participar das eleições por meio desta modalidade.

Saiba Mais