Eleições 2022

Colinha para as eleições: imprima e preencha com os dados dos seus candidatos

Segundo as regras da Justiça Eleitoral apenas um papel pode ser levado para a cabine de votação.

Correio Braziliense
postado em 30/09/2022 20:57
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Falta menos de uma semana para as eleições de 2022 e, em 2 e outubro, eleitores por todo o Brasil vão escolher representantes para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Na hora de votar, o uso de celulares próximo à urna foi proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A única coisa permitida é um papel com as chamadas "colinhas" com os números dos candidatos em que o eleitor vai votar.

Pensando nisso, o Correio fez um modelo de colinha para uso no dia das eleições. Basta escolher o modelo de colinha preferido abaixo, salvar a imagem em seu aparelho celular ou computador, depois imprimi-la e preencher cada lacuna com os candidatos que escolheu. (Confira a ordem de votação e o que não pode ser levado ao final da matéria). As informações também estão disponíveis no especial de eleições do Correio.

Colinha para as eleições 2022
Colinha para as eleições 2022 (foto: Correio Braziliense)

 

Colinha para as eleições 2022
Colinha para as eleições 2022 (foto: Correio Braziliense)

Colinha para as eleições 2022
Colinha para as eleições 2022 (foto: Correio Braziliense)

Qual a ordem de votação?

Outra dúvida que surge muito na época das eleições é a ordem de votação dos candidatos e quantos votos para cada cargo deve-se dar.

Para que não exista erro, o primeiro voto é para deputado federal; depois, para deputado estadual ou distrital; senador em seguida; depois governador; e por fim para presidente. Em 2022, é necessário votar apenas para um candidato por cargo.

Confira abaixo quantos dígitos é preciso digitar para cada cargo

  • Deputado federal – quatro dígitos;
  • Deputado estadual ou distrital – cinco dígitos;
  • Senador – três dígitos;
  • Governador – dois dígitos;
  • Presidente – dois dígitos.

Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número do partido do qual o candidato faz parte.

No Brasil existe voto em legenda?

O voto em legenda é para aqueles eleitores que preferem votar em um partido, diferentemente de votar nominalmente em um candidato. É possível fazer essa escolha apenas para votos para deputado federal e deputados estaduais ou distritais. 

Segundo o site do TSE, o voto em legenda manifesta a vontade do eleitor de eleger determinado partido, independentemente de qual candidato ocupará o cargo.

O que não pode ser levado?

Um detalhe que foi reforçado para 2022 é o uso de celulares próximo à urna, que foi proibido pelo TSE. Após a identificação com o mesário, os aparelhos devem ser deixados na mesa e não podem estar com o eleitor na hora da votação.

Vale lembrar também que filmagens da urnas é considerado crime eleitoral porque pode "violar ou tentar violar o sigilo do voto".

Em caso de recusa de não entregar o aparelho, o eleitor será proibido de votar e a presidência da mesa receptora também será autorizada a acionar a força policial para “adoção de providências necessárias”.

O porte de armas nas seções eleitorais também foi proibido pelo TSE.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Urna Eletrônica: e-título é opção para o direito de votar
    Urna Eletrônica: e-título é opção para o direito de votar Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Colinha para as eleições 2022
    Colinha para as eleições 2022 Foto: Correio Braziliense
  • Colinha para as eleições 2022
    Colinha para as eleições 2022 Foto: Correio Braziliense
  • Colinha para as eleições 2022
    Colinha para as eleições 2022 Foto: Correio Braziliense
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação