O Google anunciou, nesta quarta-feira (31/8), uma série de medidas para contribuir para que as eleições no Brasil sejam limpas, justas e transparentes. Para combater a proliferação de desinformação, uma grande preocupação atual, o Google apoiou o lançamento do aplicativo do Projeto Comprova, iniciativa de que o Correio Braziliense faz parte.
No app, estão disponíveis todas as verificações feitas pela coalização de 43 veículos de comunicação. Além disso, pela plataforma é possível sugerir conteúdos suspeitos para serem checados. O aplicativo está disponível para Android e IOS.
O Google também apoia a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no programa Núcleos de Checagem Eleitoral. O Correio também faz parte da iniciativa e, por meio do projeto, irá checar informações suspeitas sobre os candidatos ao governo do Distrito Federal, ao Senado e às Câmaras dos Deputados e Legislativa. Todas as checagens estão disponíveis na aba Holofote do site do Correio. Sugestões podem ser enviadas pelo WhatsApp (61) 9256-3846.
Veja outras iniciativas
Informações de qualidade
O Google lançou, nesta quinta-feira (1°/9), uma série de vídeos sobre educação midiática. A iniciativa está disponível no canal do Google Brasil no YouTube.
Como votar
O recurso é uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a iniciativa, quando as pessoas pesquisarem no Google, por exemplo, “como votar” ou “como usar as urnas eletrônicas”, aparecerão no topo da página informações fornecidas pelo TSE sobre endereços de locais, horários e ordem de votação, documentação necessária, além de mais detalhes sobre uso correto da urna eletrônica e dúvidas comuns sobre o processo eleitoral.
Além disso, o usuário terá acesso a links úteis como o de locais de votação do TSE, para o aplicativo e-Título e de notícias relacionadas às eleições.
Nova política para transparência
A partir desta quinta-feira (1°/9), o Google passará a exigir a verificação de anunciantes que queiram veicular anúncios eleitorais que mencionam governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembléia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A política já é aplicada desde o ano passado em nível federal.
Google Trends Eleições
A empresa também lançou um estudo baseado nos dados da ferramenta Google Trends, que mostra o que os brasileiros estão pesquisando.
Saiba Mais
- Holofote TSE não admitiu ligação entre PT e PCC, diferentemente do que sugere vídeo
- Holofote É verdade que Leila Barros interveio em defesa de Nise Yamaguchi na CPI
- Holofote Morte de seis médicos canadenses não tem relação com a vacina contra a covid-19
- Holofote Erros admitidos por órgão dos EUA no combate à covid têm relação com estratégias de comunicação, e não política de vacinação
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.